Cale ou Portus Cale, o primeiro nome da cidade, que teve origem num povoado pré-romano, tendo dado mais tarde origem ao nome de Portugal.
A palavra Portus alude à vida comercial e ao desejo de ser pioneiro na descoberta do desconhecido. A cidade sempre revelou o seu empenho na construção naval, a nível industrial e comercial, na descoberta do Atlântico e na utilização do mar para descobrir novos mundos e caminhos.
Aliás, segundo a lenda, o famoso apelido "Tripeiros" surgiu em 1385, quando o povo acorreu em massa para apoiar o Mestre de Avis na expansão ultramarina, cedendo as carnes limpas que havia na cidade aos tripulantes das naus, para que estas pudessem partir com suplementos suficientes, ficando a população apenas com as tripas como forma de alimento. Ali nasceram as Tripas à Moda do Porto!
O Porto é também conhecido pela cidade Invicta, que significa invencível. Depois da reconquista aos Mouros, no seculo IX, a cidade foi alvos de inúmeras tentativas de assalto, sendo sempre repelidos. Nas Guerras Liberais, o Cerco do Porto durou um ano mas a cidade resistiu de forma heroica.
O Douro é o fiel companheiro da cidade, que Carlos Tê e Rui Veloso eternizaram (ou será ao contrário?) na música "Porto Sentido" numa descrição quase perfeita das suas ruas e vielas.
Locais e conteúdos - Guia e Roteiro Visitar Porto:
Todos os caminhos vão dar ao Porto. Na região norte pode-se aplicar esta expressão com facilidade.
Do sul a Auto Estrada A1 atravessa a Ponte da Arrábida e a Auto Estrada A20 a Ponte do Freixo. Do Norte a A28 liga a Viana do Castelo. A A4 ao Nordeste Transmontano.
É possivel visitar os principais pontos de interesse do Porto em dois dias (sem contar com tempo de deslocação). E a maioria pode-se e deve-se fazer a pé. Com calma, sem correrias e com muitas paragens. Bora lá!
De Lisboa, a caminho do Porto, uma primeira paragem na praia de Miramar, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. Junto ao mar mas de costas voltadas para ele, a pequena Capela do Senhor da Pedra é uma espécie de David contra um Golias imponente, o Oceano Atlântico. Parece frágil e que será engolida à primeira onda, mas a verdade é que está ali há mais de 3 séculos.
Fundada em 1763 a romaria ao Senhor da Pedra é das mais tradicionais da região do Porto.
Já no Porto, seguimos diretos à Foz do Douro, do Castelo do Queijo ao Farolim de Felgueiras são perto de 2,5 km de passeio ribeirinho que passa na Praia do Homem do Leme e na famosa Pérgula da Foz.
Uma das tradições portuenses é terminar a noite de São João com esta caminhada, ida e volta! Muitos aventuram-se mesmo num refrescante mergulho!
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Farolim de Felgueiras
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Pergula da Foz
A caminho do Palácio de Cristal temos o primeiro encontro com a Ponte da Arrábida e com o peculiar Cais das Pedras.
Os Jardins do agora Super Bock Arena | Pavilhão Rosa Mota são o pulmão da invicta e também um miradouro privilegiado para toda a zona entre a Ribeira e a Foz.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Palácio de Cristal
As Escadinhas de Guindais (ou o Funicular) são o nosso acesso à Ponte Luís I. Descemos as características escadas em direção à Ribeira onde o movimento é muito, bares, restaurantes, turistas e animação de rua. Do cais partem inúmeros rabelos para passeios pelo Douro.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Ponte Luiz I - Julho 2023
Passamos a ponte para o lado de Gaia, onde se pode visitar as mais famosas caves do Vinho do Porto, subimos a pé (existe também um teleférico) até à Serra do Pilar onde a vista é fantástica quer do Mosteiro, quer do Jardim do Morro e a experiência de passar o nível mais alto da ponte é verdadeiramente maravilhosa.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Serra do Pilar
É uma das zonas mais antigas e típicas da cidade, situada na encosta do rio Douro, junto à Ponte do Infante.
É especialmente conhecida por ser um ponto de passagem obrigatório na noite de São João. Na Alameda das Fontainhas realizava-se, aos sábados da parte da manhã, a famosa Feira da Vandoma.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Fontainhas
Guia e Roteiro Visitar Porto - Sugestão de Restaurantes:
Guindalense
O Astro
Casa Expresso
Xico dos Presuntos
Casa Guedes
São Bento, com os seus 20 mil azulejos, é uma das mais belas estações de comboios de Portugal.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar São Bento
A lenda da última freira
Pouca gente sabe a lenda do fantasma da estação de São Bento. Um fantasma afável e discreto, mas teimoso em vida, e que, segundo a lenda, ainda percorre os corredores da estação de São Bento nas horas menos movimentadas.
A Estação de São Bento foi construída no local onde existiu, no passado, o convento beneditino de São Bento de Avé Maria. Este convento era bastante seletivo e apenas aceitava mulheres de determinada condição social, sobretudo nobres.
Em 1834 saiu o decreto de extinção das ordens religiosas em Portugal, da autoria de Joaquim António de Aguiar, mais conhecido por “mata frades”. Esse famoso decreto decretava a extinção imediata das ordens masculinas (e o confisco das suas propriedades) e a extinção dos conventos por morte da última freira que aí residisse. Mas a última abadessa do Convento de Avé Maria “apenas” morreu em 1892 (mais de 58 anos após a extinção das ordens religiosas), o que foi uma longa espera para a construção da estação de São Bento! Iniciou-se de imediato a demolição do convento. No entanto, ao longo dos anos, subsistiram histórias e relatos de que, em certos momentos, ainda é possível ouvir as rezas da última abadessa a ecoar pelos corredores da estação!
Se os azulejos do átrio principal da estação são admiráveis, os da Igreja de Santo Ildefonso não são menos (embora um pouco mal tratados).
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Igreja de Santo Ildefonso
A Rua de Santa Catarina é uma das mais concorridas na cidade do Porto. Muito pelo elevado numero de casas de comércio, como o Magestic Café (mais do que um café, um monumento histórico), mas também por locais emblemáticos como o Mercado do Bolhão ou a Capela das Almas (forrada com mais de 16 mil azulejos que representam episódios das vidas de S. Francisco de Assis e Santa Catarina).
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Rua de Santa Catarina
Os Aliados são a principal avenida e o centro da cidade do Porto. É encimada pela Câmara Municipal do Porto e ladeada por uma linha de fachadas Art Nouveau e Art Deco. A avenida tem este nome devido à histórica aliança entre Inglaterra e Portugal no final do século XIV.
Guia e Roteiro Visitar Porto - Aliados - Julho 2023
A mais famosa livraria de Portugal. A fachada neogótica, a icónica escadaria vermelha, o emblemático vitral e as estantes repletas de livros das mais diversas épocas e em diferentes idiomas têm atraído milhares de visitantes. Embora o rumor de que JK Rowling se tenha inspirado na livraria para escrever Harry Potter, tenha sido desmentido, a verdade é que o seu interior assemelha-se muito a cenários usados nos filmes.
Atenção: deve adquirir as entradas com antecedência e levar paciência para enfrentar a fila para entrar (são 5€, que podem ser descontados na aquisição de um livro).
A Igreja do Carmo é mais uma das fantásticas igrejas do Porto forradas a azulejo. Ao lado (ou quase) a Igreja dos Carmelitas Descalços. Preste atenção porque entre as duas igrejas existe o mais estreito edifício da Invicta - a Casa Escondida.
Um mito muito difundido conta que a Casa Escondida foi construída devido a uma lei canónica que proibia que duas igrejas fossem construídas a paredes meias. No entanto, a Ordem do Carmo explica que se trata apenas de um mito.
A realidade é que, quando a Igreja do Carmo foi construída, no terreno contíguo, já lá estava a dos Carmelitas, cujas capelas interiores, nas traseiras, formavam saliências que impossibilitaram que a Igreja do Carmo fosse construída a paredes meias. O espaço existente entre ambas as igrejas era mais visível na parte frontal da fachadas. Por questões estéticas, para acabar com a área vazia, edifica-se ali a casa, que serviu como residência dos capelães .
Mais tarde, a Casa Escondida recebeu reuniões secretas durante as Invasões Francesas, no Liberalismo, Cerco do Porto e, logo após a proclamação da República, na perseguição às Ordens religiosas.
A Casa Escondida, também conhecida como Casa Estreita, tem três andares repletos de segredos, que podem ser visitados, fazendo parte do percurso turístico-cultural da Ordem do Carmo
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Igreja do Carmo
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Igreja do Carmo - Julho 2023
Os Clérigos são o sentinela da cidade, a sua torre com 75 metros de altura são uma imagem de marca do Porto. E claro a vista lá de cima é magnifica mas para subir é preciso adquirir bilhete (são 6€).
Guia e Roteiro Visitar Porto - Visitar Clérigos - Julho 2023
A zona da Sé do Porto é de visita obrigatória. Para lá da Catedral, as ruelas em redor são uma pequena delicia. Descer até ao Largo da Pena Ventosa (um dos mais característico do Porto) e subir as Escadas do Colégio junto ao Convento dos Grilos até ao Miradouro da Rua das Aldas é uma viagem no tempo que nos transporta até inicio do seculo passado.
Nota: De referir que este Guia e Roteiro Visitar Porto (como os outros) pretende ser apenas um guideline e não para ser obrigatoriamente cumprido à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. E, claro, estamos disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!