O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas principais divididas em três grupos distintos:
Grupo Ocidental
Corvo
Flores
Grupo Central
Faial
Graciosa
Pico
São Jorge
Terceira
Grupo Oriental
Santa Maria
São Miguel
Vamos começar pelo fim, na Ilha de São Miguel, a maior ilha portuguesa e cuja capital é Ponta Delgada. Os habitantes de São Miguel são micaelenses.
Esta maravilha atlântica, apelidada por uns como Hawai do Atlântico e por outros como Éden ou ainda como Reino da Atlântida, a verdade é que os Açores são um verdadeiro paraíso.
Não sendo uma ilha muito grande (tem 65 km de comprimento e 15 km de largura), São Miguel tem muito para explorar. Grandes lagoas que nasceram nas crateras dos antigos vulcões, as místicas fumarolas, as idílicas florestas e as cascatas que nelas se escondem, as águas termais, as praias de areia negra ou as piscinas vulcânicas de água quente são algumas das atrações deste jardim do Olimpo.
A ilha é um verdadeiro jardim, tudo muito bem arranjado e limpo. As estradas são muito boas e os acessos são fáceis e cuidados. É um paraíso para os viajantes, principalmente os mais apaixonados pela natureza.
Lenda do Reino de Atlântida e os Açores
De acordo com algumas lendas e tradições, na antiguidade teria havido um imenso continente (a Atlântida) no meio do Oceano Atlântico, em frente às Portas de Hércules. Essas portas, segundo mitos antigos, fechavam o mar Mediterrâneo onde actualmente se localiza o Estreito de Gibraltar.
A Atlântida seria um lugar magnífico, com extraordinárias paisagens, um clima suave, grandes florestas de frondosas e gigantescas árvores, extensas planícies férteis, chegando a dar duas ou mais colheitas por ano, e animais mansos, saudáveis e fortes.
Os habitantes desta terra paradisíaca chamavam-se atlantes e eram senhores de uma invejável civilização, considerada perfeita e rica. Tinha palácios e templos cobertos a ouro e outros metais preciosos como a prata e o estanho, e abundava o marfim. Produzia todo o tipo de madeiras tidas como preciosas, tinha minas de todos os metais.
Dispunha de jardins, ginásios, estádios, boas estradas e pontes, e outras infraestruturas importantes para o bem estar dos seus cidadãos. A joalharia usada pelos atlantes seria feita com um material exótico e mais valioso que o ouro, apenas do conhecimento dos povos atlantes, que se chamava oricalco. A economia florescente proporcionava as artes, permitindo a existência de artistas, músicos e grandes sábios.
O império dos atlantes era formado por uma federação de 10 reinos que se encontravam debaixo da proteção de Poseidon. Os seus povos eram tidos como exemplares no seu comportamento, e não se deixavam corromper pelo vício ou pelo luxo mas viviam num pleno e magnifico bem estar que o seu país perfeito lhe permitia.
No entanto, não deixavam de praticar e de se ensaiar nas artes da guerra, visto que vários povos, movidos pela inveja e pela abundância dos atlantes, tentavam invadir a sua terra. Os combates de defesa foram tão bem sucedidos que surgiu o orgulho e a ambição de alargar os domínios do reino.
Assim o poderoso exército atlante preparou-se para a guerra e aos poucos foi conquistando grande parte do mundo conhecido de então, dominando vários povos e várias ilhas em seu redor, uma grande parte da Europa Atlântica e parte do Norte de África. E só não teriam conquistado mais territórios porque os gregos de Atenas teriam resistido. Os seus corações até ali puros foram endurecendo com as suas armas. Nasceu o orgulho, a vaidade, o luxo desnecessário, a corrupção e o desrespeito para com os deuses.
Poseidon convocou então um concílio dos deuses para travar os atlantes. Nele foi decidido aplicar-lhes um castigo exemplar. Como consequência das decisões divinas começaram grandes movimentos tectónicos, acompanhados de enormes tremores de terra. As terras da Atlântida tremeram violentamente, o céu escureceu como se fosse noite, apareceu o fogo que queimou florestas e campos de cultivo. O mar galgou a terra com ondas gigantes e engoliu aldeias e cidades.
Em pouco tempo Atlântida tinha desaparecido para sempre na imensidão do mar. No entanto, como fora possuidora de grandes montanhas, estas não teriam afundado completamente. Os altos cumes teriam ficado acima da superfície das águas e originado as nove ilhas dos Açores.
Alguns dos habitantes da Atlântida teriam, segundo a lenda, sobrevivido à catástrofe e fugido para vários locais do mundo, onde deixaram descendentes.
Locais e conteúdos - Guia e Roteiro Visitar Açores:
Ficar a conhecer São Miguel numa viagem não é fácil, existe sempre mais um "segredo" para desvendar. Mas na nossa opinião 4 a 5 dias são suficientes para visitar a grande maioria das atrações da ilha.
Optámos (como quase sempre) por começar cedo os dias (incluindo a ida) e acabar normalmente ao por-do-sol.
Ficámos sediados em Ponta Delgada, que sendo mais ou menos central nos permitiu visitar toda a ilha com alguma facilidade e sem mudanças de alojamento.
Importante: A ordem dos dias que sugerimos pode e deve ser corrigida de acordo com a meteorologia. É que em São Miguel é normal estar a chover numa ponta da ilha e na outra estar um dia de verão. Assim antes de sair é fundamental consultar as camaras do Spotazores e adaptar o itinerário.
Chegamos ao aeroporto João Paulo II, levantamos a viatura alugada e rodas a caminho.
Começamos pela Serra de Água de Pau e no Miradouro do Pico da Barrosa, onde pela primeira vez avistamos a Lagoa do Fogo. A mais jovem caldeira da ilha, nasceu no interior da cratera do Vulcão do Fogo, que teve a ultima erupção em 1563.
Atenção: a estrada que dá acesso à Lagoa do Fogo está fechada a viaturas de rent-a-car. Está em funcionamento um "shutle", que cobre um trajeto de cerca de 14 km, com dois pontos de partida e chegada e com seis pontos de paragem turística no percurso, os quais ligam a Caldeira Velha, na Ribeira Grande, ao parque de merendas dos Remédios, na Lagoa, junto à Casa da Água.
Os autocarros farão uma paragem em todos os pontos já referidos, sendo o serviço assegurado entre as 09h00 e as 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, regionais ou municipais.
A aquisição de bilhetes poderá ser realizada através de um sistema de bilhética online, disponível em https://lagoadofogo.pt/, mas também estará disponível em empreendimentos turísticos da ilha de São Miguel que adiram ao sistema.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Miradouro Pico da Barrosa - Setembro 2023
Deste miradouro apreciamos de mais perto a beleza estonteante da Lagoa do Fogo.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Lagoa do Fogo - Setembro 2023
Este miradouro oferece-nos uma paisagem diferente, aqui avistamos a costa norte da ilha.
O Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha disponibiliza três piscinas de águas termais, uma delas com uma cascata, com temperaturas que variam entre os 25ºC e os 38ºC.
A entrada na Caldeira Velha é paga. O preço de admissão é de 3€ para visitar o espaço e de 10€ caso queira tomar banho nas piscinas termais, por um período de 2 horas.
Como existe um número limitado de visitantes por dia na Caldeira Velha, é recomendável a compra antecipada de bilhete através do site oficial.
Caso contrário arriscamo-nos a não conseguir entradas...
A Cascata do Salto do Cabrito é uma das belezas escondidas da Ilha de São Miguel. Está localizada no concelho de Ribeira Grande e é uma cascata belíssima. A queda de água tem cerca de 40 metros de altura e as suas águas são cristalinas e propícias para um delicioso mergulho.
O acesso à mesma pode ser feito a pé ou de carro.
O Trilho do Salto do Cabrito tem início e fim nas proximidades das Caldeiras da Ribeira Grande. O trilho é feito por um caminho de terra batida e cercado por muita natureza. Ao longo do caminho passará pela Fajã do Redondo, por várias caldeiras e por uma natureza selvagem e muito preservada.
O percurso tem duração de cerca de três horas, dependendo do ritmo de cada pessoa. Este é um percurso que possui alguns desafios, como algumas inclinações bem acentuadas. Quem possui maiores dificuldades com subidas e descidas muito inclinadas, recomenda-se ir de carro.
Quem optar por não fazer o trilho pedestre poderá ter acesso de carro, basta subir e deixar o veículo num estacionamento que fica a cerca de 50 metros da cascata.
Quem quiser ter uma vista de cima poderá subir numa escadaria ao lado da cascata. Assim, chegará num espetacular miradouro e poderá apreciar toda a beleza existente nas proximidades.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Salto do Cabrito - Setembro 2023
No Miradouro do Castelo temos uma vista privilegiada para o oceano e para toda a cidade.
Na Ribeira Seca encontramos um simpático baloiço com vista para o areal de Santa Barbara.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Ribeira Grande - Setembro 2023
Zonas termal onde pode tomar um revigorante banho de água quente ou receber uma massagem com lama vulcânica.
Nas Caldeiras da Ribeira Grande existem 9 buracos onde é gratuito confecionar o famoso cozido açoriano com auxílio de um funcionário. Caso prefira, pode-se degustar a iguaria no Restaurante Bar Caldeiras. Aconselha-se reservar com antecedência.
À saída podemos baloiçar no Baloiço da Matriz.
Nota: Para ir a banhos, aconselha-se a utilização de um fato de banho velho e preferencialmente escuro. As águas férreas mancham de forma permanente a roupa.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel | Sugestões de Restaurantes:
Restaurante O Ildeberto
Casa de Pasto Flor
Restaurante das Caldeiras
Restaurante Associação Agricola de São Miguel
Famosa pela série com o mesmo nome, Rabo de Peixe é hoje a mais visitada aldeia piscatória de São Miguel.
Da Igreja do Bom Jesus ao Porto de Pescas, deambulamos pelo Bairro dos Pescadores, pela Rua dos Pires onde a meio (no cruzamento com a Rua da Piedade) encontramos a casa que foi cenário ao clube de vídeo (A)mérica. As casas de várias cores (como na Rua do Mar) dão alegria a uma localidade onde a dureza do mar embruteceu mãos e rostos dos seus habitantes.
Que bom foi visitar a terra do Eduardo, da Sílvia, do Rafael e do Carlos.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Rabo de Peixe - Setembro 2023
E que tal um mergulho nas piscinas naturais de água salgada de São Vicente?
E logo ao lado um fantástico miradouro onde se pode avistar o famoso rochedo, Tromba do Elefante.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Poços de São Vicente - Setembro 2023
Segundo dia, primeira paragem, Pico do Carvão. Deste miradouro é possível usufruir de uma vasta visão sobre os cones vulcânicos que se estendem desde o concelho de Ponta Delgada ao concelho da Ribeira Grande (Costa Sul e Norte da ilha), tendo sempre como pano de fundo várias lagoas. Encontra-se ainda nas suas imediações o Pico do Boi, o Pico das Éguas e o Pico do Carvão.
Mandado construir pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, teve por função o fornecimento de água. Das altas lagoas do Canário e Empadadas fazia o encaminhamento, com algumas distribuições, até Santa Clara. Hoje, a natureza tomou conta deste aqueduto, cobrindo-o de musgo e dando-lhe um ar misterioso e fotogénico.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Aqueduto do Carvão - Setembro 2023
Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típicas da macaronésia e plantações de criptomérias.
Junto á entrada para a lagoa existe um parque de estacionamento, dali até à lagoa é um salto. Mas não nos vamos ficar por aqui, numa caminhada de pouco mais de 1 km (2 km ida e volta) vamos ao Miradouro da Grota do Inferno (conhecido também por Miradouro da Boca do Inferno) é um dos mais conhecidos e uma das imagens de marca dos Açores. É sem dúvida um dos locais mais espetaculares de se visitar na Ilha de São Miguel, permitindo uma vista panorâmica de outro mundo.
Neste local é possível observar, em simultâneo, mais do que uma lagoa, na zona das Sete Cidades. Na realidade são quatros as lagoas que poderá observar a partir do miradouro, nomeadamente: a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a Lagoa do Canário.
Falando em vistas fantásticas, a próxima paragem é provavelmente a mais famosa de São Miguel. É aqui que temos uma visão privilegiada da Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. É uma zona de muito nevoeiro e nem sempre se consegue a mais nítida das imagens (atenção ao Spotazores) mas em dias de céu limpo é aqui que se consegue ver na perfeição a diferença de tonalidades entre a Lagoa Azul e a Lagoa Verde (sim a Lagoa está dividida em duas, sendo inclusive atravessada por uma estrada).
Logo ao lado encontram-se as ruínas do Monte Palace Hotel. O acesso está vedado, uma vez que a estrutura não apresenta condições de segurança. Apesar disso o hotel virou ponto de interesse para muitos turistas uma vez que o seu ar misterioso e melancólico é muito apreciado.
Inaugurado em 1989, foi considerado o hotel mais luxuoso dos Açores. Com cinco estrelas, tinha cinco andares e 88 quartos, incluindo uma suite presidencial.
Dentro do hotel existia ainda três salas de conferência, cabeleireiro, tabacaria, banco, discoteca, café, um bar e até um corredor com vitrines cheias de souvenirs. Fafá de Belém, inclusive, foi lá cantar no dia da inauguração, em 1989. Mal sabia a cantora que, dali a 18 meses, o hotel iria deixar de receber hóspedes.
A gravação de um dos episódios da série Rabo de Peixe, trouxe ainda mais curiosos ao local.
A caminho de Sete Cidades não deixamos de parar (até porque é só encostar à beira da estrada) nestes miradouros que nos oferecem diferentes perspetivas da Lagoa das Sete Cidades e da Lagoa de Santiago.
A icónica Ponte das Sete Cidades, leva-nos à vila com o mesmo nome. É possivel estacionar a viatura em cada uma das extremidades da ponte e deambular um pouco pelas margens da lagoa. Para os mais aventureiro existem cayaques para alugar.
Na vila, o grande destaque vai para a alameda que nos leva até à Igreja de São Nicolau, de estilo neogótico e enquadrada de forma magnifica por criptomérias (árvores trazidas do Japão).
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel | Sugestões de Restaurantes:
Restaurante São Nicolau
Restaurante Lagoa Azul
Restaurante O Américo (Mosteiros)
A Lenda da princesa e do pastor no reino das Sete Cidades é uma tradição oral da ilha de São Miguel, nos Açores. Versa sobre a origem das lagoas da caldeira do vulcão das Sete Cidades que, apesar de unidas, têm duas cores diferentes, sendo uma verde e outra azul. Esta lenda faz parte do complexo lendário das Sete Cidades, um reino antigo e mítico, perdido algures no grande mar oceano acidental.
Os reis desta terra encantada tinham uma linda filha que não gostava de se sentir presa entre as muralhas do castelo e saía todos os dias para os campos. Adorava o verde e as flores, o canto dos pássaros, o mar no horizonte. Passeava-se pelas aldeias, pelos montes e pelos vales.
Durante um dos seus passeios pelos campos conheceu um pastor, filho de gente simples do campo que vinha do trabalho com os seus rebanhos. Conversaram quase toda uma tarde das coisas da vida, e viram que gostavam das mesmas coisas. Dessa conversa demorada veio a nascer o amor e passaram a encontrar-se todos os dias, jurando amores
No entanto a princesa já com o destino traçado pelos seus pais, tinha o casamento marcado com um príncipe de um reino vizinho. E quando o seu pai soube desses encontros com o pastor, tratou de os proibir, concedendo-lhe no entanto um encontro derradeiro para a despedida.
Quando os dois apaixonados se encontraram pela última vez, choraram tanto que junto aos seus pés aos poucos foram crescendo duas lagoas. Uma das lagoas, com águas de cor azul, nasceu das lágrimas derramadas pelos olhos também azuis da princesa. A outras, de cor verde, nasceu das lágrimas derramadas dos olhos também verdes do pastor.
Para o futuro ficou, reza a lenda, que se os dois apaixonados não puderam viver juntos para sempre, pelo menos as lagoas nascidas das suas lágrimas ficaram juntas para sempre, jamais se separaram.
Se seguida rumamos à costa oeste da ilha, à Ponta de Mosteiros e às Piscinas Naturais dos Caneiros.
O contraste entre a areia negra e o azul do mar, emoldurado por verdes montanhas e um horizonte onde se destacam os Ilhéus dos Mosteiros, resulta num fabuloso postal ilustrado da região.
Neste miradouro temos uma abrangente vista para a costa oeste da ilha, dos Ilhéus dos Mosteiros até à Ponta da Ferraria.
A Ferraria é um local onde a água quente, aquecida por vapores vulcânicos, se mistura com a água fria do mar, numa pequena enseada que forma uma pequena piscina natural. Visitar a Ferraria e tomar banho nestas águas quentes é um dos pontos altos de qualquer viagem a São Miguel mas há que estar atento às marés. Quando a maré está cheia a água quente quase não se sente e, quando a maré está baixa, a água é demasiado quente. Assim, se vai à Ferraria, planeie a sua visita em função da maré, e apanhe a altura em que a maré está a descer ou a subir.
A utilização da piscinas ao ar livre das Termas tem um custo de 5€ para 3 horas.
Do Miradouro da Ponta da Ferraria ou da Ilha Sabrina até às Piscinas é uma pequena caminhada mas num percurso algo íngreme.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Ponta da Ferraria - Setembro 2023
No regresso a Ponta Delgada, uma paragem nas Feteiras, num pequeno miradouro com fantástica vista para o Atlântico.
O panorâmico miradouro na freguesia de Relva é o ponto final neste segundo dia em São Miguel.
Visitar Estufa de Ananases
A Arruda - Aberta até às 20H é uma das mais famosas estufas de ananases de São Miguel. Entrada gratuita. Tem uma gift shop e um quiosque para a degustação de vários produtos à base de ananas.
Ananás dos Açores - A visita às estufas é gratuita (entre as 9H e as 20H) e pode ser feita de forma autónoma, através de um circuito com placas informativas e QRCodes, que permitem conhecer a produção do fruto-rei sem nunca pôr em causa a segurança dos visitantes. A todos os visitantes é oferecida uma degustação gratuita do nosso Doce de Ananás 1864 e o Licor de Ananás 1864. Dispõe de uma bar.
Visitar Portas da Cidade e Igreja de São Sebastião
"Ex libris" da cidade, estas portas são um símbolo da primitiva defesa terrestre da cidade, na costa sudoeste da ilha. Foram erguidas em 1783, primitivamente abertas nos muros do setor este.
Com o início das obras de abertura da Avenida Infante D. Henrique (Avenida Litoral) (1948), foram apeadas e, novamente erguidas, 32 metros para poente, no centro da Praça de Gonçalo Velho (1952).
Visitar Torre Sineira
Foi construída em 1724 e é parte integrante do edifício da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Tem cerca de 30 metros de altura e conta com 106 degraus.
Foi reaberta a 18 de abril de 2015, Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, após obras de requalificação. No seu topo poderá desfrutar de uma vista de 360º sobre a cidade de Ponta Delgada.
A entrada é gratuita entre as 09H e as 17H30.
Visitar Campo de São Francisco
A toponímia desde espaço fica-se a dever à existência do Convento de São Francisco, ali construído no século XVI. É a maior praça da cidade e uma das maiores dos Açores.
Nele foi construído um notável património arquitetónico religioso, militar e doméstico. Há mais de 300 anos que o Campo acolhe as Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, congregando milhares de fiéis em seu redor.
Visitar Forte de São Brás
Construído no século XVI para proteger a cidade de ataques de piratas. Lá dentro há um museu: chama-se Museu Militar dos Açores.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Ponta Delgada - Setembro 2023
A mais antiga, e atualmente única, fábrica de chás da Europa. Desde 1883 que este delicioso chá é produzido, mantendo as tradições originais do Oriente, bem como as qualidades ancestrais de 5 gerações familiares açorianos.
A entrada é gratuita e existe inclusive um trilho para percorrer a plantação (é um circuito circular de 3,5 km). No final é possivel experimentar e adquirir o famoso elixir.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Chás da Gorreana - Setembro 2023
Aqui somos surpreendidos com uma fantástica vista para a Lagoa e Vale das Furnas.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Pico do Ferro - Setembro 2023
Na vila das Furnas rumamos até ao Parque das Caldeiras e Fumarolas da Vila das Furnas - junto ao Jardim das Courelas. A entrada é grátis e encontramos as famosas fumarolas e caldeiras com lama borbulhante, onde o cheiro a enxofre é muito intenso.
A caminho do almoço, uma pequena paragem junto a um curioso edifício, a casa invertida.
O almoço, claro foi o famoso cozido das Furnas, reservado com a devida antecedência no Restaurante Tony's.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Furnas - Setembro 2023
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel | Sugestões de Restaurantes:
Restaurante Tony´s
Depois do repasto, um passeio nas margens da Lagoa das Furnas, até à Capela Nossa Senhora da Vitória. No lado oposto temos as famosas fumarolas. Logo ao lado existem vários buracos no chão vulcânico onde é cozinhado, muito lentamente, com o calor da terra o Cozido das Furnas. Se os buracos estiverem tapados, formando pequenos cones de terra é porque estão lá dentro os tachos dos cozidos.
O acesso às fumarolas tem um custo de 3€.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Lagoa das Furnas - Setembro 2023
Remonta a 1775, quando o abastado comerciante americano, Thomas Hickling, se apaixonou pelas Furnas e decidiu criar o refúgio de relaxamento perfeito que ainda hoje seduz todos os visitantes.
Além da sua grande coleção de camélias e outras espécies raras, o Parque (que rodeia o Terra Nostra Garden Hotel) é conhecido mundialmente pelo seu tanque termal. Repleta de água vulcânica das fontes termais a uma temperatura constante de 40°C, rica em ferro e outros minerais altamente benéficos para a pele, esta piscina proporciona um relaxamento completo e sem comparação.
No Parque Terra Nostra, também pode encontrar alguns tesouros arquitetónicos, de inspiração romântica, como a Avenida das Ginkgo Biloba.
O Parque Terra Nostra é uma referência mundial para os amantes de plantas e já foi premiado pela Condé Nast Traveller na categoria de "Melhores Retiros Verdes".
O acesso ao Parque é pago (10€/adulto), onde também se pode experimentar o inesquecível banho termal.
Na altura da nossa visita (Setembro/2023) o parque estava em obras, logo decidimos poupar os euros e ir a banho na Poça da Dona Beija.
Um paraíso de águas termais aquecidas pelo vulcão das Furnas.
Dispõe de 5 piscinas ou tanques de quentes águas termais rodeados de bonita vegetação, que transforma o ambiente num espaço cheio de romantismo.
Tem horário alargado, até às 23H, logo á possivel tomar banhos termais debaixo no céu estrelado. A entrada é paga (8€/adulto) e permite estar 1H30 nas instalações. Os bilhetes só podem ser adquiridos no local.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Poça Dona Beija - Setembro 2023
Outro ponto de destaque do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é o lindo parque, bem como as quedas de água e o charmoso lago, responsáveis pela alimentação da água do parque, que se encontra no curso da ribeira.
Aqui podemos observar uma abundante e variada flora macaronésia, com destaque para a Floresta Laurissilva, à qual se somam os tropicais fetos arbóreos de grande porte. Também é possível observar abundantes maciços de hortênsias e criptomérias.
O grande ex-libris do parque é a Cascata da Ribeira dos Caldeirões e os cinco moinhos de água que a rodeiam. Um maravilhoso espaço verde com parque de merendas e bar, perfeito para uma pausa.
A entrada é gratuita.
Famoso pela aparição na série Rabo de Peixe, o Farol da Ponta do Arnel foi o primeiro a ser construído na ilha de São Miguel. É no Miradouro que o conseguimos avistar, mas se quisermos chegar mais perto temos de seguir numa apertada e inclinada estrada (chega a ter 35% de inclinação). Como não é aconselhável descer de carro, e como a descida tem somente 500 metros, o melhor é seguir a pé.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Farol do Arnel - Setembro 2023
Simpática zona balnear integrada em rochas negras com formas estranhas que resultaram do movimento da lava e do seu arrefecimento ao chegar ao mar.
Rodeada por uma paisagem deslumbrante, esta pequena enseada é um dos locais mais procurados em São Miguel. A piscina natural de águas cristalinas e a piscina artificial de águas salgadas fazem a delicia dos pequenos e também dos graúdos.
Local perfeito para desfrutar de uma arrebatadora vista aérea sobre a praia e piscinas da Caloura.
Para chegar à cascata rume até à Rua do Lugar da Praia até ao inicio do trilho pedestre PR 39 SMI – Quatro Fábricas da Luz, depois é caminhar durante uns 400 metros (800 ida e volta) até chegar a esta bonita cascata.
A antiga capital de São Miguel é o ponto de partida para um dos mais fantásticos locais da ilha. O Ilhéu de Vila Franca, famoso por ser um dos locais onde realiza o Red Bull Cliff Diving e claro pela sua estonteante beleza natural.
Da Marina de Vila Franca de Campo, partem barcos para visitar o ilhéu de hora a hora e o percurso demora apenas 10 minutos. Contudo, como o Ilhéu de Vila Franca é uma reserva natural, só pode ser visitado de junho a outubro e tem uma lotação diária limitada a 400 pessoas. Pode adquirir o seu bilhete no quiosque de vendas na Marina, ou para não correr o risco de ficar em terra, antecipadamente no site do Clube Naval de Vila Franca do Campo.
Aqui obtemos uma vista panorâmica sobre Vila Franca do Campo e para o ilhéu de Vila Franca. Aconselhamos subir a bonita escadaria da ermida onde a vista ainda consegue ser mais arrebatadora.
Para chegar à Lagoa do Congro é preciso caminhar por um percurso nem sempre fácil, devido à vegetação, mas de apenas 700 metros.
De Vila Franca de Campo siga pela EN4-2A em direção às Furnas e cerca de 7 km depois irá encontrar uma placa indicativa para tomar uma estrada de terra batida à sua esquerda. É por aí que deve seguir durante cerca de 1 km, até ao início do trilho que conduz à Lagoa do Congro. Daí até à lagoa são somente 700 metros sempre a descer (1,4 km ida e volta com uma subida bem rasgadinha no regresso).
Deve seguir o percurso sempre pela esquerda de forma a chegar à parte mais fotogénica da lagoa.
Caso essa pequena estrada não esteja transitável a caminhada aumenta para uns 1500 metros.
Mas o esforço vale bem a pena, a Lagoa do Congro é uma das mais belas e primitivas lagoas de São Miguel. Esta rodeada de uma floresta que esconde as paredes da cratera vulcânica e é de difícil visualização em outros pontos ao redor da Lagoa.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel - Lagoa do Congro - Setembro 2023
Inserida numa baía de grande beleza natural, com o verde das montanhas como cenário de fundo, a Praia do Fogo ou da Ribeira Quente possui um areal de pequenas dimensões mas muito acolhedor. mas o grande factor de atração, é a temperatura da água do mar que devido à existência de nascentes hidrotermais submarinas, é sempre tépida.
Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel | Sugestões de Restaurantes:
Bar da Praia do Fogo
Nota: De referir que este Guia e Roteiro Visitar Açores - São Miguel (como os outros) pretende ser apenas um guideline e não para ser obrigatoriamente cumprido à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. E, claro, estamos disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!