Visitar Espanha | Picos da Europa

Os Picos da Europa são uma formação montanhosa situada no norte de Espanha, que constitui a parte central da cordilheira Cantábrica. Parque nacional desde 1918, é o mais antigo e o mais visitado de Espanha, a seguir ao Parque Nacional do Teide, em Tenerife. Em 2003 a área do parque foi declarada uma reserva da biosfera e desde 2017 que duas áreas de floresta do parque estão incluídas no sítio do Património Mundial da UNESCO "Florestas primárias e antigas de faias dos Cárpatos e de outras regiões da Europa".

É uma formação calcária, com 674 km² de área, que se estende pelas comunidades autónomas das Astúrias, Cantábria e Castela e Leão.

Sendo paralelo ao mar Cantábrico assistimos a um equilíbrio entre a magnificência das montanhas e o infinito do mar. 

Os Picos da Europa são a terceira cordilheira mais alta da Península Ibérica, a seguir à Serra Nevada e aos Pirenéus. As montanhas mais altas encontram-se no maciço dos Urrieles, 14 dos seus cumes ultrapassam os 2 600 m de altitude. A Torre Cerredo é o mais alto, com 2 650 m. Mas a montanha mais famosa é o Naranjo de Bulnes (em asturiano: Picu Urriellu).

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Como chegar? Como Fazer?

A viagem aos Picos da Europa é uma espécie de meca dos amantes de roadtrips. A proximidade a Portugal leva milhares de turistas à região todos os anos.

A partir de Bragança são aproximadamente 300 km até ao inicio da nossa aventura nos Picos da Europa.

Qualquer altura é boa para visitar os Picos da Europa mas entre Março e Outubro será a época ideal de forma a fugir aos grandes nevões e tempestades. A chuva é habitual nesta região por isso um impermeável é aconselhado.

Existe um mundo para descobrir e explorar nos Picos da Europa e em toda a região por isso todo o tempo é pouco, mas diríamos que 4 dias é o mínimo dos mínimos para conhecer as principais atrações deste parque nacional.

Incríveis trilhos, lagos paradisíacos, estradas de encantar, "pueblos" tradicionais, montanhas grandiosas, a natureza no seu estado selvagem, deliciosos vales e uma costa com deslumbrantes praias. Vamos a isso!!!

Visitar Leon

Partimos de Lisboa e pernoitamos em Tarouca, Viseu. Passamos a fronteira em Bragança e a nossa primeira paragem foi em Astorga.

Astorga fica na confluência de dois importantes caminhos espanhóis que outrora foram caminhos de peregrinações. O mais antigo deles, a Vía de la Plata, tem a sua origem na época romana. Seguindo este itinerário (Gijón-Sevilha) eram transportados os metais extraídos das minas do norte da península até os portos comerciais do sul. Durante a Idade Média, esta via foi percorrida por tropas árabes e cristãs nos tempos de conquista e reconquista. Esta excelente via de comunicação usada durante séculos tornou-se um caminho de peregrinação até Santiago de Compostela.

Até aqui também chega o Caminho de Santiago, trajeto que a UNESCO declarou Patrimônio da Humanidade. Fazia parte de um conjunto de caminhos que percorriam a Europa e o norte da Espanha até Santiago de Compostela, cidade santa por abrigar o sepulcro do Apóstolo Santiago.

Mas a obra maior que nos trás a Astorga é o Palácio Episcopal, um edifício neogótico, obra do mestre modernista Antonio Gaudí. Sim, é verdade, não foi só em Barcelona que o grande mestre deixou a sua marca. Logo ao lado a Catedral de Santa Maria de Astorga é também ela magnifica.

Seguimos para Leon, a maior cidade da província de Leão. Aqui voltamos a encontrar Gaudi e a sua deslumbrante Casa Botines (estava em obras). Deambulamos pelas ruas do centro da cidade, pela Plaza Mayor, a Catedral de Leon e a Basílica de San Isidoro. Perdemo-nos nas ruas medievais e nos seus pequenos tesouros e segredos.

Visitar Riano

A porta para os Picos da Europa. Um verdadeiro postal. Uma paisagem deslumbrante.

Paramos antes da ponte que nos leva a Riano, inicio de um dos mais emblemáticos trilhos da região, a subida ao Pico Gilbo. Um circuito circular de 7,5 km de dificuldade média/elevada.

Do outro lado da ponte podemos assistir à magnifica paisagem de vários pontos. El banco mas bonito de Riano, o Mirador de Valcayo, o Corazon de Riano, o Mirador de Las Hazas e um grandioso baloiço.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Riano - Março 2024

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Sugestões de Restaurantes e Alojamentos

Hotel Tierra de la Reina

Visitar Potes

A estrada que liga Riano a Potes é maravilhosa, tem de ser feita com calma para se apreciar a fantástica natureza que a envolve.

Potes é um dos "pueblos" mais encantadores da Cantábria. A vila situa-se no centro da histórica região de Liébana, rodeada de espetaculares montanhas e onde confluem rios e riachos. Por isso, no seu centro histórico existem diversas pontes que dão à vila um encanto único.

São vários os edifícios históricos, casarões e palacetes, como a Casa-torre de Orejón de la Lama, a igreja paroquial de San Vicente, que possui elementos construtivos que vão do século XIV ao século XVIII, e as pontes antigas de San Cayetano e de La Cárcel, que atravessam o curso do rio Quiviesa.

Potes tem aquela magia dos antigos vilarejos de montanha, as casas de pedra, com varandas em madeira, os edifícios medievais e históricos, o rio que atravessa a povoação e as deliciosas pontes, fazem de Potes um lugar único e inesquecível.

Visitar Mogrovejo

Um pequeno e tradicional "pueblo" de montanha. Em 2016 ficou famoso ao ser convertido numa aldeia dos Alpes Suiços para as filmagens do filme Heidi.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Mogrovejo - Março 2024

Visitar Espinama

Outro pequena aldeia de montanha com várias casas de comércio local e onde já avistamos os gigantes de pedra do maciço central dos Urrieles.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Espinama - Março 2024

Visitar Fuente Dé

Aqui encontramos uma das grandes atrações dos Picos da Europa, o teleférico de Fuente Dé, quem 4 minutos leva os viajantes a uma altura de mais de 1800 metros de altitude, onde se encontra uma paisagem arrebatadora.

Os bilhetes variam entre os 17€ e os 24€ para adultos (se época baixa ou alta).

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Fuente Dé - Março 2024

Visitar Llanes

Seguimos em direção à Costa da Cantábria pelo fantástico Desfiladero de las Hermidas, a estrada estava em obras mas mesmo assim deu para perceber que se trata de um percurso fabuloso entre a montanha e o rio. A primeira paragem é junto às Praias de Ballota e de Andrin, no Mirador de La Boriza onde a vista é verdadeiramente fascinante.

Llanes é uma magnifica vila costeira, da Playa del Sablon partimos á descoberta do seu centro histórico que conserva vários edificios de arquitetura civil, religiosa e militar.

Os Cubos da Memória dão cor ao porto de pescas.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Llanes - Março 2024

Visitar Playa de Torimbia

A Playa de Torimbia é uma praia pitoresca situada no município de Llanes, na região das Astúrias, Espanha. Está localizada perto da cidade de Niembro e é conhecida pelo seu deslumbrante cenário que inclui um grande penhasco, colinas altas, vegetação exuberante e uma pequena ilha nas proximidades. A praia é isolada, proporcionando um ambiente tranquilo para os banhistas e é especialmente apreciada pelos amantes da natureza. A sua forma em concha e as suas águas azul turquesa oferecem uma imagem paradisíaca.

Visitar Ribadesella

O "coração" da vila oferece uma grande variedade de atracções, que vão desde um interessante bairro histórico, um colorido Paseo del muelle ( passeio marítimo) com o nome de uma princesa, um Paseo de la grúa (passeio marítimo da grua) decorado com painéis de Antonio Mingote, ou a emblemática ermida de Guía, situada no ponto mais alto do promontório sobre a foz do porto. E tudo isto sem esquecer as suas praias, o seu Paseo de los Vencedores del Sella, a sua espetacular arquitetura indígena à beira-mar, e uma das grutas pré-históricas mais importantes do mundo, Tito Bustillo, declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Ribadesella - Março 2024

Visitar Cangas de Onis

Fica no meio do vale formado pelos rios Sella e Güeña.

A Ponte romana é a sua imagem de marca, declarada Monumento Histórico-Artístico em 1931. Tem cinco arcos, três deles apontados, e no central fica pendurada uma reprodução da Cruz da Vitória. Também se destaca a ermida de Santa Cruz devido à antiguidade de sua construção, sobre um dólmen, no ano 437. Foi reedificada pelo rei Favila no ano 737 para custodiar a Cruz da Vitória. A última reconstrução é posterior à guerra civil, e deixou exposto o dólmen, que data do ano 3000 a. C., do qual se originaram os blocos laterais. Outras construções de interesse são a Prefeitura, do final do século XIX, o palácio Cortés, de estilo renascentista, e a Capela de San Antonio, do século XVI.

Aqui foi a nossa segunda base para este roteiro nos Picos da Europa.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Cangas de Onis - Março 2024

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Sugestões de Restaurantes e Alojamentos

Puentin de la Sella

Nas Astúrias existem umas construções típicas da região, com um aspeto muito peculiar - os hórreos e as paneras são uma presença constante na paisagem asturiana. São um pouco parecidas com os nossos espigueiros, mas são maiores e retangulares. Tratam-se de grandes despensas aéreas (estão normalmente a mais ou menos um metro de altura, suportadas por 4 pilares) para manter as colheitas e os alimentos protegidos da humidade e dos roedores, conservando-os assim em perfeitas condições de consumo. Hoje, representam muito mais do que isso, são um modo de vida, uma cultura, uma forma de sobrevivência e um sinal de progresso. São um pouco da alma do povo das Astúrias.

Visitar Lagos de Covadonga

Covadonga e os seus lagos são um destino único e inesquecível. É daqueles lugares que nos ficam gravados na memória para sempre.

A apenas 9 km de Cangas de Onis, em Covadonga existem vários parques de estacionamento. A partir daqui, só é possivel chegar aos Lagos de autocarros (nas épocas altas) ou de táxi. A viagem custa 9€ por adulto ida e volta de autocarro ou 12€ de táxi (vale a pena uma vez que nos poupa tempo e uma caminhada maior).

Conhecida como a "Cova Dominica" ou Gruta da Senhora, a Gruta Santa é um lugar especial, não só por ser um local de culto, peregrinação e promessa, mas também pela magia que irradia.

A gruta onde se encontra a Virgem de Covadonga está situada nos contrafortes do monte Auseva, onde também se encontram os restos mortais do primeiro rei da monarquia asturiana, D. Pelayo, e do seu genro, o rei Alfonso I.

Logo abaixo da gruta, há outra cavidade por onde, na época das chuvas ou do degelo, jorra a famosa corrente do rio Mestas, uma cascata espontânea que cai no "pozón".

A Basílica de Covadonga é, há mais de um século, um dos ícones espirituais e históricos do Sítio Real, reunindo aqui milhares de viajantes desejosos de desfrutar e descobrir um espaço único no mundo.

Esta "Catedral de Covadonga", como foi chamada durante muitos anos, foi construída no monte Cueto, uma elevação virada para o Monte Auseva, que oferece vistas privilegiadas sobre a Gruta Santa e toda a sua envolvente natural. Além disso, por estar sobre uma escarpa íngreme, dá a sensação de acariciar o céu com as suas torres, sobretudo quando se chega ao Real Sítio e o vemos tão alto.

A 12 km ficam os lagos de Covadonga. O Ercina, o Enol e o Bracial. A melhor maneira para se visitar todos os Lagos de Covadonga é percorrendo o trilho PR-PNPE 2, que está muito bem cuidado e marcado. O trilho é circular e a distância a percorrer é de somente 5km. Para quem queira apenas ver o lago Enol e o lago Ercina, existe uma versão mais curta onde basta percorrer 2km.

Visitar Ruta Del Cares

A caminho de Poncebos, uma das entradas para a Ruta del Cares, uma pequena paragem no Mirador de Naranjo Del Bulnes em Poo de Cabrales.

Conhecida como a “Garganta Divina”, a Ruta Del Cares está compreendida entre Caín (León, Castilla y León) e Poncebos (Astúrias) ao longo de 12 km lineares, logo 24 km ida e volta. Caminhamos no meio de montanhas que se elevam a mais de 2.000 metros sobre o fundo do imponente desfiladeiro escavado pelo rio Cares. Aqui encontramos picos míticos, por pontes que unem os dois lados da garganta, mais de 70 túneis escavados na pedra e assistimos a um impressionante espetáculo natural.

Como não quisemos fazer o percurso ida e volta de seguida, fizemos uma versão para "preguiçosos". Num dia fizemos metade do percurso por Poncebos e no segundo dia a outra metade por Cain.

Visitar Sotres

É a aldeia mais alta dos Picos de Europa, com 1050 metros sobre o nível do mar.

É um dos melhores lugares das Astúrias onde se pode viver uma experiência totalmente alpina, com zonas verdes para caminhadas, covas naturais e arquitetura de pedra, própria de uma localidade de montanha.

Visitar Desfiladero de los Beyos

No ultimo dia nos Picos da Europa, partimos de Cangas de Onis à descoberta do Desfiladero de los Beyos. 

O rio Sella divide o terreno calcário em dois, formando um desfiladeiro estreito e espetacular. 

A beleza deste percurso de cerca de 12 km é incomparável, paredes verticais guiam o leito do rio pontilhado por uma rica massa florestal que por vezes pende inexplicavelmente da própria rocha.

Para o fim, fica a segunda metade da Ruta del Cares com inicio em Cain.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Desfiladero de Los Beyos - Março 2024

Visitar Zamora

Zamora é uma cidade espanhola, capital da província homónima, no extremo oeste da comunidade autónoma de Castela e Leão, situada nas margens do rio Douro.

Partimos do rio à descoberta da cidade, da Puente di Piedra à Plaza Mayor, o local central de Zamora, todos os caminhos vão dar a esta praça.

Zamora reclama para si o título de berço do pastor-guerreiro Viriato, mas Portugal não abdica dessa titularidade. A sua homenagem ao Terror Romanorum é feita na Plaza Viriato.

Continuando pela Rua dos Francos em direção à Igreja Santa Maria Madalena, a mais bela igreja românica de Zamora. Logo ao lado a segunda maior igreja da cidade, a Igreja de São Pedro e São Ildefonso.

A Catedral de Zamora é o mais importante monumento da cidade. Não sendo tão grandiosa ou ostensiva como outras catedrais espanholas,  a sua cúpula de 16 janelas é uma das criações mais assombrosas da arte medieval hispânica. 

O Castelo é um dos símbolos de Zamora, por isso é quase obrigatório a visita do seu interior (gratuito), e as suas três torres e passear pelos jardins. As torres e muralhas oferecem belas vistas da cúpula da catedral e da torre do sino, da cidade e da paisagem circundante.

As Aceñas de Olivares, são melhor e mais bem preservado conjunto de moinhos de água milenares dos cinco que pertencem a Zamora. Datam do século XI e são símbolo máximo da primeira indústria transformadora de Zamora iniciada no século X, as farinhas.

Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa - Zamora - Março 2024

Nota: De referir que este Guia e Roteiro Visitar Picos da Europa (como os outros) pretende ser apenas um guideline e não para ser obrigatoriamente cumprido à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. E, claro, estamos disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!