A moda dos baloiços veio para ficar em Portugal. Nos últimos anos foram construídos ás centenas, em montanhas, serras, cidades, aldeias, rios ou praias. Existem para todos os gostos, os mais altos, os mais escondidos, com formas estranhas ou mais tradicionais.
A verdade é que constituem focos de interesse e trouxeram visitantes a locais anteriormente desconhecidos e inacessíveis.
A criança que existe em cada um de nós, liberta-se e deixa-se levar, ao sabor do vento e com panorâmicas fantásticas.
Locais e conteúdos - Guia e Roteiro Baloiços de Portugal:
Instalado na aldeia fronteiriça de Rio de Onor para celebrar a conquista do prémio 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias.
Instalado na aldeia de Podence, pretende celebrar todo o ano o Carnaval dos Caretos.
O Baloiço da Ciradelha ou Baloiço Panorâmico da Chouriça é um baloiço localizado no Miradouro da Ciradelha em Vinhais.
Vinhais situa-se a uma altitude elevada o que permite usufruir de uma deslumbrante paisagem natural distribuída por vários miradouros.
Um baloiço em forma de Chouriça alusivo ao que caracteriza a região, o fumeiro.
Está montado numa estrutura de madeira, onde é possível contemplar os Lagos do Sabor.
Moncorvo, distrito de Bragança, no nordeste Transmontano, fica perto da fronteira com Espanha e tem um território incrível para descobrir. Na confluência dos rios Sabor e Douro, há vales e montes, muita natureza e muitos pontos onde pode parar e, com vistas desafogadas, simplesmente apreciar.
A autarquia local dedicou-se a renovar e criar mais pontos de observação, melhorando assim a atração da região, e o resultado já está à vista. Um dos novos pontos de passagem essenciais é o Miradouro do Talegre, no Castedo, onde está situado o também novo Baloiço do Sobreiro. O espaço tem uma panorâmica incrível, sendo possível vislumbrar a maravilhosa paisagem sobre o Vale da Vilariça e a beleza dos rios Sabor e Douro. Destaca-se também a formação natural das fragas.
Umas placas complementam o enquadramento, onde é difícil sobretudo não reparara no Baloiço: cada vez mais na moda, estas estruturas permitem-nos reconectar com a infância e sentir que voamos sobre o infinito, e o do Sobreiro não é excepção. A tradicional chegadas de imagens ao Instagram, aliás, já começou, mas o baloiço é ainda um perfeito desconhecido da maioria, pelo que pode aproveitar o sossego e natureza em paz.
Está localizado a 1 quilómetro a norte de Vila Flor, no monte da Senhora da Lapa, encontrando-se a 700 metros de altitude.
Um baloiço panorâmico de grande dimensão, para as fotos românticas de praxe dos casais, num local com uma vista espetacular sobre Vila Praia de Âncora e toda a costa, situado no Monte Calvário e junto da escadaria para a Capela de Nossa Senhora de Lourdes. Acesso fácil, com estacionamento.
tem dois lugares e está instalado no monte do Miradouro do Cervo. Daqui vislumbra-se o rio Minho, desde a passagem por Valença até à foz, em Caminha, com o oceano Atlântico ao fundo.
O maior baloiço de Portugal com 7 metros, o Baloiço do Mezio, situa-se na freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez.
Situado no topo do Oural, monte que rasga várias freguesias do Norte do concelho, o baloiço está situado a 700 metros de altura e permite uma vista panorâmica sobre o concelho de Vila Verde mas também sobre a serra do Gerês e até do Oceano Atlântico.
Fica situado em Vilar de Perdizes, na encosta nascente. Desde lá, é possível ter uma vista privilegiada sobre a localidade, bem com as suas vizinhas portuguesas e espanholas. Com o imponente Larouco como pano de fundo, um local mítico, recheado de cultura e tradições.
Erguido no Meco da Guerra, no Monte de Paradela, no concelho da Trofa. Este é um local de passagem de muitos amantes das bicicletas e um dos pontos mais altos do concelho. O baloiço em madeira funciona como miradouro panorâmico com vista para a cidade da Trofa.
Localizado junto à Capela de Santa Marinha, em Freitas, Fafe, é dedicado aos apaixonados, porque “O amor que nos une”.
O Baloiço Nossa Senhora da Luz está situado na freguesia de Bem Viver, em Marco de Canaveses e tem uma vista incrível para o rio Douro.
Bem no alto da serra, no lugar de Vinheiros, a montanha, tão característica desta freguesia marcoense, pode ser contemplada. Numa manhã em pleno passeio ou caminhada, numa tarde em família, ou para um pôr do sol a dois.
Está implantado na freguesia de Póvoa de Lanhoso, no topo do Monte do Pilar.
Está situado a 840 metros de altitude, no Monte de Santa Cecília, junto às antenas da Rádio Alto Ave, na freguesia de Eira Vedra.
A estrutura, com mais de três metros de altura e dois baloiços, perto do cruzeiro da Senhora da Fé, a seis quilómetros da vila, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Eira Vedra com a ajuda de alguns populares. Contempla, ainda, uma zona de lazer com bancos e mesa.
Instalado no alto do Castro de Anissó, este baloiço panorâmico conta com uma vista majestosa sobre o Gerês e a albufeira do Ermal, a uns espetaculares 732 metros de altitude!
Instalado no miradouro da Serradela, a 850 metros de altitude, o novo baloiço panorâmico tem cerca de sete metros de altura e uma vista para o pulmão da Serra da Cabreira, o vale do Turio. É o local ideal para ver e registar a paisagem do pôr-do-sol e para fazer um piquenique – a cerca de 300 metros, há uma zona com mesas em pedra, churrasqueiras e sombras proporcionadas pelos imponentes cedros.
Com vista para o rio Tâmega, que banha a localidade, o Baloiço do Picoto foi instalado a 540 metros de altitude no alto do Picoto, o ponto mais elevado da vila de Abragão. O Baloiço do Picoto é uma iniciativa do Rodativa BTT, um grupo fundado em 2016 por um grupo de amigos que promove actividades como BTT, trail e caminhadas em Aragão, vila situada a 12 km de Penafiel. Para chegar ao cume de Abragão tem de andar pelo menos 500 metros a pé.
O Baloiço encontra-se instalado próximo da Junta de Freguesia de Sebolido, onde também é possível desfrutar de um belíssimo miradouro sobre o rio. O acesso faz-se a pé, num percurso composto por escadas e por um trilho íngreme de terra batida, pelo que se aconselha a utilização de vestuário confortável.
Estrada Santa Justa - Estrada Couce, Couce, Valongo.
Localizado no lugar de Toninha, no alto do Monte do Castelo, a 870 metros de altitude.
Localizado na Aldeia de Fuste, em Arouca, o Baloiço de Moldes tem uma vista incrível para o vale de Moldes, freguesia que o acolhe. O baloiço tem uma boa acessibilidade, porque consegue estacionar o carro apenas a uns metros do mesmo.
Fica no Monte de São Gens, em Santa Maria de Sardoura, no concelho de Castelo de Paiva.
Localizado em Castelo de Paiva, no Monte de Santo Adrião este baloiço, com o mesmo nome, tem uma vista fantástica sobre as montanhas.
Situado num trilho situado junto ao Parque de Merendas de S. Cristóvão de Nogueira, é um local com uma fantástica beleza natural.
Situado em Canhão de Pias, Cinfães, o Baloiço do Bestança fica “dentro” do rio Bestança.
Situado na freguesia de São João da Fontoura, em Resende, conhecida por ser “a Freguesia da Cereja”.
Erigido junto à capela do orago com o mesmo nome, está localizado em pleno coração da Porta do Douro, no cume do monte de São Silvestre, a uma altitude 530 metros, com uma vista panorâmica desafogada e privilegiada sobre a vila de Mesão Frio, os vinhedos, o Rio Douro e ladeado pelas três elevações: Serra do Marão, Serra das Meadas e Serra de Montemuro.
situado na Lagoa do Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra, protege habitats naturais ameaçados, bem como a sua fauna e flora. Dispõe de um parque de lazer, com lojas de produtos regionais, integrado num extenso arvoredo, marcado por imponentes fragas que circundam todo o lago. Possui passadiços, zonas de descanso e observatório de fauna.
A ideia de um grupo de jovens fez com que nascesse na Serra do Pisco uma nova atração dedicada a quem visita e quer entrar em contacto com a natureza. Fica a 989 metros de altitude. Localiza-se no concelho de Trancoso, distrito da Guarda.
Baloiço situado em Colherinhas, Aguiar da Beira, distrito da Guarda, com uma vista fantástica e uma oferecendo uma experiência sensacional.
Localizado em plena natureza, daqui poderá absorver a acalmia da aldeia da Urgueira, tendo como pano de fundo a Serra do Pisco, contemplando a sua beleza e deixando-se invadir por um sentimento de tranquilidade onde a música envolvente é o chilrear dos passarinhos. Visite este local fantástico.
Localiza-se na freguesia de Ferreira de Aves, no Concelho de Sátão.
O Baloiço de Côta fica em Côta, que pertence ao concelho Viseu, distrito Viseu, Região do Centro.
Localizado numa antiga pedreira, em Castro Daire, encontramos o Baloiço da Pedreira. Foi construída devido à vista surpreendente sobre um lago azul, contrastando com o cenário onde foi depositado. A paisagem é deslumbrante e digno de uma passagem para sentir o poder do silêncio.
O Baloiço da Malhada, está situado na Tulha Velha, no Concelho de Castro Daire.
O baloiço tem uma vista panorâmica e e debruça-se sobre a Tulha Velha. Uma instalação simples com lugar somente para uma pessoa.
Junto às margens calmas do rio Paiva, encontramos o Baloiço do Pego, uma zona para quem gosta de se sentir em comunhão com a natureza pura
Encaixada entre o maciço da Gralheira e a serra do Montemuro, o Baloiço da Foz Cabril, em Castro Daire, é o ponto de encontro entre o rio Tenente e o rio Paiva. Este local é uma excelente zona de recreio e lazer.
É um dos baloiços mais especial, porque lembra os tradicionais cavalos de balanço que faziam as delicias das crianças.
Inspirado na lenda de um cavaleiro, este cavalo de baloiço de madeira é o local ideal para admirar a paisagem e o pôr-do-sol na aldeia de Lamelas, em Castro Daire.
A lenda, é do local onde foi se encontra, Penedo do Cavaleiro, em Pombeira, na freguesia de Lamelas, concelho de Castro Daire, e conta a história de um cavaleiro lusitano que se apaixonou por uma bela moura, com quem fugiu, acabando por ser perseguido por uma legião de mouros.
Para se defender, entre vales e montanhas, procurou um local escarpado com vista estratégica, onde recolheu pedregulhos para atirar contra os mouros.
Cansado, acabou por adormecer nos braços da sua amada. Os mouros passaram sem os ver e os penedos ali permaneceram até aos dias de hoje.
A estrutura está instalada no Cais da Cambeia dos Cardosos e dificilmente consegue passar despercebida: tem cerca de 6 metros de altura e outros tantos de largura. O assento também é generoso. Tem 1,20 metros, de forma a poder embalar “três ou quatro pessoas ao mesmo tempo”, ou seja, “pai mãe e dois filhos”.
Fica no topo de uma serra, com vista desafogada para esta aldeia, situada em Cepelos.
Instalado no rio Insua, este baloiço permite um momento de perfeita união com a natureza.
Instalado nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira. Acesso fácil, com estacionamento.
Situado a 15km de Aveiro, na freguesia de Requeixo, o Baloiço da Lagoa da Pateira do Carregal.
Localizado numa paisagem vitivinícola, o Baloiço Maria Gomes pretende ser mais uma motivação para quem visita a Capital do Espumante – Anadia. É mais uma razão para que os seus visitantes, possam permanecer por mais tempo apreciando a verdadeira paisagem vitivinícola. De um lado, as colinas de São Lourenço do Bairro e Paredes do Bairro com destaque para a Quinta do Encontro e Campo Largo; do outro, as vinhas de Óis do Bairro e Outeiro de Baixo com destaque para a Serra do Buçaco e Caramulo.
Junto à Pista de XCO – Cross Country Olímpico – localizada em Tamengos.
Construído num dos locais mais altos da Freguesia de Riberadio, este baloiço convida-o a desfrutar de uma vista privilegiada sobre as belas montanhas e o Oceano.
Construído perto da Barragem de Ribeiradio, este baloiço apresenta uma vista soberba sobre o Rio Vouga!
Localizado na Serra da Arada, São Pedro do Sul.
O Baloiço do Miradouro da Serra da Arada fica em EM 326, São Pedro do Sul.
Proporciona uma vista panorâmica da Serra da Freita e Arada.
Localiza-se na Pampilhosa da Serra. Tem uma vista deslumbrante e muito convidativa.
Localizado num sítio incrível, junto à maior lagoa de um grupo de várias lagoas situadas entre Quiaios e Tocha, a norte da Figueira da Foz, é mais um lugar de uma tranquilidade e serenidade imensas, a não perder. O seu nome deve-se a uma placa com o nome “Timor” que ali foi encontrada depois de ali ter afundado um barco, incendiado. Atualmente tem infra-estruturas de apoio, construídas por locais, e um pequeno parque de convívio. Acesso fácil, com estacionamento.
O Baloiço da Vinha (Encosta da Criveira) fica junto à vinha da Adega Encosta da Criveira. Desta vinha são colhidas as uvas para os vinhos com o mesmo nome.
O Baloiço proporciona uma agradavél vista para o Castelo de Penela.
O Baloiço do Penedo dos Namorados, situado no alto de um penedo, junto à aldeia de Papízios, concelho de Carregal do Sal, apresenta-nos uma vista privilegiada sobre o rio Dão.
Fica situado a 316 metros de altitude entre a localidade das Seixas e o Vale do Ferro, na freguesia de Seixo da Beira. Do alto do Seixo da Beira, na encosta sobre o rio, é possível fazer o caminho, mas convém estar devidamente equipado. São apenas 300 metros até ao baloiço, onde obterá uma vista maravilhosa. Olhando à volta, vai ver que a zona é também generosa em percursos com diferentes dificuldades para descobrir.
O baloiço panorâmico enquadra-se perfeitamente num lugar esplêndido (freguesia da Travancinha) e cheio de histórias para contar, que conta também com um baloiço mais pequeno criado para as crianças e um pormenor de um cata-vento em forma de galo no seu topo, bem lá no alto o que torna este lugar ainda mais especial.
O nome surge porque daquele sítio se avistam 7 serras: a Serra da Estrela, a Serra do Caramulo, Serra do Montemuro, Serra da Lousa, Serra do Maridão, Serra do Açor e Serra do Buçaco.
No alto da Serra do Homem de Pedra, nasceu o Baloiço da Aldeia Velha, panorâmico e cujo formato irreverente é um doa mais icónicos do mundo. O baloiço, em forma do forcão (relembrando a tradição antiga da capela arraiana), proporciona de uma vista ampla e desafogada sobre o vale envolvente da cidade da Guarda, estendendo-se pela Serra da Estrela.
Está no cume de um monte com uma escarpa rochosa com algumas dezenas de metros de altura. Os blocos de pedra estão sobrepostos e formam linhas verticais. A vegetação é rasteira e o baloiço vê-se ao longe com facilidade.
O baloiço está um pouco recuado da escarpa e de frente para a bonita serra do Açor. A paisagem é muito bonita, domina o verde que, por vezes, deixa ver pequenas aldeias dos concelhos vizinhos de Tábua, onde ficam os castelos.
Situado no lugar da Candosa, o baloiço do Lajedo insere-se no PR3 – Rota das Pontes, onde é possível observar paisagens diversas, compostas por moinhos, passadiços coloridos, pontes e o Rio Cavalos.
Inserido no projeto Isto é Lousã, este baloiço fica no Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, no distrito de Coimbra. A 1.200 metros de altitude, este baloiço gigante de madeira é o local ideal para tirar fotografias originais para as redes sociais.
Espetacular Baloiço nas Piscinas da Nossa Senhora da Piedade.
Fica nas “costas” do Seminário Maior de Coimbra, de frente para o rio Mondego que serpenteia pela cidade ao fundo. A estrutura de madeira, suporta o baloiço com lugar para duas pessoas. O baloiço é mais um caso de sucesso no Instagram – como tem acontecido com outras estruturas do género – mas quando o visitamos não havia filas, nem multidões e foi possível balançar calmamente e desfrutar da vista, sem pressa.
Não existe sinalização a indicar o local exato, mas é só contornar o edifício do Seminário Maior de Coimbra para chegar ao baloiço, situado ao lado de um banco que também permite contemplar a paisagem. O local passa despercebido e é muito tranquilo. Além de ser perfeito para relaxar ou para momentos românticos a dois, também é muito “instagramável” e ideal para quem gosta de fotografar.
Uma verdadeira obra de arte, e proporciona uma vista deslumbrante sobre o rio Mondego. Para encontrar este novo tesouro, basta conhecer a antiga Valdosa, local também conhecido por Alto do Carapito.
Localizado na Lagoa dos Coadiçais, freguesia de Febres, com uma área de cerca de 3 hectares, é um espaço natural enquadrado num meio rural agradável e com forte atratividade para a prática do lazer.
Das atividades desenvolvidas, destacam-se a pesca, pequenos passeios em pequenas embarcações, com possibilidade de piqueniques no parque de merendas, bem como caminhadas pelo pequeno circuito de manutenção que percorre a margem da lagoa.
O Baloiço do Barco de Fonte de Cima é privado, e foi construído pelos donos do restaurante Fonte de Cima. Acesso fácil, com estacionamento, mediante consumo no restaurante.
Belíssima e sólida estrutura em madeira, constituída por Baloiço panorâmico e Quadro visual.
Este sítio está localizado numa plataforma plana com desenvolvimento à cota dos 623m, que cai para sul através de uma vertente íngreme caracterizada por um desnível cerca de 150m.
Constitui uma janela para o espaço, onde se pode observar uma panorâmica de toda a área a sul do Bando dos Santos, onde são visíveis na primeira linha, as Aldeias dos Santos, do Pereiro e a Vila de Mação.
Nas zonas mais longínquas vê-se o percurso do rio Tejo, incluindo a sua lezíria e a cidade de Abrantes, e nas áreas mais próximas, as serras quartzíticas alongadas na direção este-oeste.
Um dos pontos mais altos do distrito de Santarém.
Este peculiar baloiço partiu da iniciativa do Clube Motard Montanelas, e como não podia deixar de ser temos uma mota a fazer de baloiço.
Na Serra de Alvaiázere, ponto mais alto do Maciço de Sicó, a cerca de 600m de altitude, encontra-se o baloiço da serra onde se pode desfrutar de uma vista 360º sobre a paisagem e observar uma grande diversidade de fauna e flora.
Ideia de jovens locais, o Baloiço do Talegre fica situado na freguesia e Serra de Alburitel, no concelho de Ourém. O acesso é feito por uma estrada de terra batida.
Está situado no parque de merendas da Lagoa da Ervedeira, com uma vista estrondosa para todo aquele local
Baloiço de natal colocado no centro da cidade, com vista para o castelo.
Baloiço colocado dentro do castelo de Alcanede, com bonita vista para a vila.
Situado no cimo da Torre da Magueixa, freguesia de Reguengo do Fetal.
Num dos mais emblemáticos sítios do Oeste e do País, ergue-se, o Baloiço da Ladeira. Uma verdadeira “janela para o paraíso” e a partir dela abre-se uma vista magnífica sobre o areal da praia e da vila, desde o Sítio da Nazaré.
Localizado num espaço conhecido como o ‘Miradouro da Serrinha de Cima’, na Rua do Castelo, dentro do perímetro muralhado de Óbidos.
Nasce junto ao Moinho das Entrevinhas o Baloiço dos Moinhos, assente em calçada portuguesa e mais um pólo atrativo para quem visita o Município do Sardoal, com uma vista fantástica sobre o Vale do Armo.
Por iniciativa da Junta de freguesia de Ulme, foi criado o “Baloiço do Pinéu”, que resulta de uma instalação artística no âmbito do Pin’Arte – programa de artes urbanas em contexto rural da freguesia. Neste local, conseguimos ter acesso a uma panorâmica sobre os vales verdejantes dos arrozais, imagem de marca do vale de Ulme. Ao longo do ano, podemos observar e acompanhar o ciclo do arroz nas suas diversas fases de produção. Do alto, ainda se avista a planície, o Tejo e a Serra de Aire e Candeeiros.
Colocado junto às salinas enquadradas com a Serra dos Candeeiros e incentiva a desvendar este enigma, que tanta curiosidade desperta nos seus visitantes. O fato de existir sal a muitos kilometros do mar.
O Forte da Carvalha (Obra Militar n.º 10) integra a Rota Histórica das Linhas de Torres, património classificado como Monumento Nacional em 27 de março de 2019.
Foi projetado em desenhos de duas crianças, a Luana e o Isaac, cujo o pai tratou de o tornar real.
Após a divulgação de umas fotos dos filhos a andar no baloiço, o feedback de amigos e conhecidos foi enorme e foi aí que surgiu a ideia de "aperfilhar" o baloiço como baloiçodomontejunto e o tornar público.
Situado em Fanhões, Loures.
Situado em Sobral de Monte Agraço.
Com vistas fantásticas para o Tejo e para o castelo de Belver. Acesso fácil, junto à estrada. Estacionamento algo difícil.
Inseridos no trilho da Amieira do Tejo.
Localizado junto ao Santuário de Nossa senhora da Penha. Acesso fácil, junto à estrada. Com vista privilegiada para Castelo de Vide.
Junto ao castelo de Marvão, um baloiço que não o é.
O Baloiço encontra-se construído na estrada da meia serra, onde é possível contemplar uma vista fantástica sobre a Serra D´Ossa e a cidade de Estremoz.
A caminho do castelo encontramos um baloiço com vistas para a planície alentejana.
O Baloiço "Alcácer velhinha, vaidosa rainha do arroz e do sal" fica em Castelo de Alcácer do Sal.
Fica localizado em, Altura, Montinho, Castro Marim e oferece-nos uma bonita panorâmica até ao mar.
Está instalado num ponto alto, o que permite ter uma vista panorâmica sobre a vila.
Nota: De referir que este guia e roteiro Baloiços de Portugal (como os outros) pretende ser apenas um guideline e não para ser obrigatoriamente cumprido à risca. Cada visitante pode acrescentar ou retirar locais, fazer em mais ou menos dias. Numa escapadinha de um ou vários dias. E, claro, estamos disponíveis para ouvir conselhos e dicas para melhorarmos os nossos roteiros!